quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Estudo das temáticas do autor Euclides da Cunha



















Àrea: Códigos e Linguagens
Estrutura Curricular: Ensino Médio
Instituição: Paulo Freire Anexo
Autor: Professora Vanda Lima
Assunto da aula: Estudo das temáticas do autor Euclides da Cunha através do fragmento da obra Os sertões
Recursos:
  • Exibição do vídeo Guerra de Canudos
  • Apresentação das músicas: Romaria (intérprete - Elis Regina) e ou Asa Branca(intérprete Luis Gonzaga) e /ou Triste partida (intérprete Luis Gonzaga)
Metodologia aplicada:
  • Discussão em debate sobre linguagem utilizada pelo autor para apresentar a postura do homem jagunço em relação à política.
  • Resignificação do texto contextualizando a temática principal, abordando principalmente a figura do líder Antonio Conselheiro.
  • Reescritura da temática principal do texto através de resenha crítica.
Objetivos:
  • Compreender a importância do texto por sua atualidade e pela relevãncia da reflexão para o nosso tempo.
  • Adquirir o conhecimento de que um livro ,sendo um clássico, nunca esgota aquilo que tem a dizer.

A importância da internet como ferramenta pedagógica

Com a possibilidade de acesso à internet ficou bem mais fácil a questão da pesquisa escolar, tanto para o professor quanto para o aluno. Quando o estudante se depara com um assunto para estudo e descobre que pode encontrá-lo na internet com certeza isso é um incentivo para que ele compreenda que aquilo que é estudado na escola não está fora do mundo globalizado e nem das vivências de cada um.
Outro grande fator positivo da internet é a questão da interação , da troca de informações , do diálogo que deve fazer parte do processo do conhecimento. Interagindo com as descobertas que a internet oferece , o aluno adquire a postura daquele permanente pesquisador que sempre e sempre quer crescer e evoluir intelectualmente.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

CONQUISTAS DOCENTES















Oi!
Que bom receber sua visita neste meu espaço virtual.Que alegria sinto.! Parabéns a todos nós, não é mesmo? Nós educadores que diariamente buscamos inovações e crescimentos. Parabéns porque evoluímos tecnologicamente com o curso Educação Digital que nos foi ministrado, com excelência, por Maria de Jesus Borges com prestativo apoio de professora Rosa Amorim . Parabéns a elas também pela paciência solidária para com os demais colegas docentes que ainda patinam nos teclados do mundo informatizado!

Conscientização ecológica e inclusão digital! A escola pública luta por isso!!

CURSO EDUCAÇÃO DIGITAL

A realização do curso educação digital veio creditar ao currriculo dos mestres novos horizontes. Os docentes da rede pública estadual foram então convidados , com o curso, a participarem do mundo informatizado- necessidade gritante do mundo atual-.
A proposta do curso é rigorosa: a escola precisa acompanhar a modernização e tornar os recursos tecnológicos cada vez mais acessíveis aos educandos e educadores, possibilitando aulas mais significativas e contextualizadas.
Os docentes do CE Paulo Freire participaram do referido curso sob orientação de Maria de Jesus Coelho Borges e colheram ensinamentos mais que relevantes para a concretização das propostas de inclusão digital.

Tecnologia ou metodologia?

As novidades tecnológicas devem interagir no ambiente arcaico da escola de forma contextualizada, ou seja, o professor deve reutilizar os conteúdos midiáticos resignificando e questionando as temáticas neles inseridas, juntamente com os alunos. Assim, a metodologia será realmente inovada, e possibilitará ao aluno uma educação prazerosa porque não distante do mundo no qual ele já está inserido desde a mais tenra idade e, portanto, habituado a conviver antes do ingresso na vida escolar.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Quem sou eu?












Apreciadora das letras nacionais, principalmente dos títulos clássicos. Alguns poetas eu leio sempre:Mário de Andrade, Drummond, Cora Coralina,Quintana.Alguns textos para mim são marcantes: Augusto dos Anjos, por exemplo, notadamente por sua franqueza diante das inquietações da mente humana. Já com a leitura de Cecília Meireles, que me acompanha desde saudosa infância, encontro no coração o lirismo melancólico que retrata nossa vida com encanto e beleza incomparáveis. Ah! letras! Ah! palavras!" Que estranha potência a vossa!"Eu, com dezoito anos de magistério, adolescente portanto no ato de ensinar, busco a cada dia com as aulas de língua materna conscientizar os estudantes da importãncia de descobrir a leitura e a escrita para entendermos e participarmos criticamente e " poeticamente"desde mundo.